O Território

Nossa Região

A fazenda Tulha, fundada na segunda metade do século XIX, fica localizada no município de Guaxupé (Minas Gerais), região das montanhas cafeeiras do Sul de Minas, onde a  principal atividade econômica é a cafeicultura. Além do café arábica, a fazenda produz banana, jabuticaba e manga em sistema agroecológico.

Sob a administração do agrônomo Vitor Ribeiro, a fazenda tradicional tem transitado para um modelo de cultivo sustentável, que adota práticas agroecológicas, integrando as relações de trabalho e valores culturais do território, tendo em vista que as pessoas cultivam e são cultivadas pelo meio ambiente onde estão inseridas. Assim, a fazenda divide o conjunto de práticas socioambientais e culturais no tripé Agricultura Criativa, Fauna e Flora, e Tulha Cultural.

Nossa Região

O município de Guaxupé-MG está localizado na região montanhosa Sul de Minas, divisando com o estado de São Paulo, pertencente à bacia hidrográfica do Rio Grande. A cultura local é conhecida como cultura caipira, sendo rica e diversificada em seus aspectos etnobotânicos, de culinária, religiosidade, dança, musicalidade, folguedos e histórias. A principal atividade econômica é a cafeicultura, origem da Fazenda Tulha.

Fazenda Tulha | Nossa região

História

Fundada na segunda metade do século XIX

Fazenda Tulha

Importância para o município

A Fazenda Tulha é histórica no município de Guaxupé-MG. Guarda histórias que habitam o inconsciente coletivo dos Guaxupeanos. Antigamente essa fazenda era como uma cidade, uma célula independente. Muitas famílias moravam em seu território com comércio local de itens de subsistência, eventos sociais como bailes, festas, partidas de futebol e escola. As pessoas nasciam e morriam na própria fazenda.

Nas redondezas a fazenda é muito conhecida por ser uma referência espacial e por guardar memórias para a população local. A cultura construída nessa região passou por essa fazenda. Consciente disso, sua administração cultiva essas relações para que a fazenda continue sendo um importante ponto de cultura regional.

Tradicionalmente, para a comunidade de Guaxupé, a Fazenda Tulha sempre foi sinônimo de fartura e alegria, por suas festas memoráveis e pomares centenários. Hoje a fazenda é referência como empresa que busca sintonizar sua atividade aos desafios humanos contemporâneos, sem perder seu tradicional vínculo com a comunidade.

Fazenda Tulha

Infraestrutura

Contendo terreirões, secadores e tulhas de café, a fazenda possui uma típica estrutura cafeeira do sul de minas. 

A colônia da fazenda também compõe essa estrutura histórica cafeeira. Como um bairro rural organizado, as casas se dispõem uma ao lado da outra. Essas casas possuem uma arquitetura rústica e durável, sendo centenárias. Hoje, como muitas casas estão desocupadas, a fazenda começa a ocupá-las com o turismo rural. 

A Fazenda Tulha também possui seu centro administrativo, onde se encontram o escritório da fazenda, o ponto de cultura, uma praça de celebrações (Praça do Jatobá) , uma Igrejinha barroca , trilha histórica e de turismo rural nos cafezais ,  pomar de mangueiras  e jabuticabas centenárias. Dois açudes voltados à pesca e banho.

Terreirão, Secador e Tulhas

Colônia

Centro Administrativo

Ponto de Cultura

Praça do Jatobá

Igreja Barroca

Pomar de Mangas e Jabuticabas

Trilha Histórica nos Cafezais

_