Conhecer para cuidar.

Aqui desenvolvemos práticas de estímulo e conservação de nossa biodiversidade, além da proteção de nossos recursos naturais.

A fazenda Tulha possui compromisso com a conservação do ambiente natural, regeneração de áreas e incremento da biodiversidade. Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a fazenda recebeu o plantio de 36 mil mudas em 16 hectares para a regeneração do bioma mata atlântica na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Nosso território possui sete nascentes perenes, fato que ressalta a importância de nosso cuidado ambiental.

O projeto Organicidade é o programa de compostagem realizado pela fazenda Tulha em Guaxupé (MG). Nossa atividade é voltada à transformação dos resíduos sólidos orgânicos urbanos em compostos orgânicos condicionadores da fertilidade do solo. A fazenda desde 2016 realiza a coleta, transporte e processamento de uma fração orgânica dos resíduos sólidos gerados no município de Guaxupé.

A compostagem é considerada um serviço ambiental importante para redução de impactos ambientais e melhora da qualidade de vida. Os benefícios desse processo são muitos, como o alívio dos aterros sanitários, a redução de emissões de gases nocivos à atmosfera, proteção de recursos hídricos, geração de renda, e produção do adubo orgânico, que pode ser utilizado na agricultura de larga e pequena escala, substituindo o uso de produtos sintéticos de alto custo energético.

O método de compostagem utilizado é conhecido como método UFSC, por ter sido desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina. Esse método é baseado na utilização de leiras estáticas de aeração passiva.

Esse sistema é baseado na decomposição através de microrganismos aeróbicos e termofílicos, ou seja, microrganismos que necessitam de O2 e geram calor na sua atividade decompositora. O calor gerado nas leiras está na faixa de 50 a 70°C, eliminando organismos patogênicos. 

Diferente de outros métodos de compostagem aeróbica, as leiras estáticas de aeração passiva dispensam revolvimento mecânico para sua aeração, diminuindo custos no processo. Aeração no método UFSC, é promovido através da estrutura das leiras, formada por camadas alternadas de resíduo orgânico urbano e materiais porosos de alta relação C/N (relação carbono nitrogênio), como serragem, casca de café, palha de arroz, etc…

Exemplos de resíduos

  • Agropecuária: restos de culturas agrícolas, partes folhosas de vegetais ou cascas de grãos, frutos não comercializados, estercos de criações de animais, etc...
  • Resíduos agroindustriais orgânicos, como palhas e cascas. 
  • Restos de alimentos de restaurantes e centros de abastecimento.
  • Restos de manutenção de áreas verdes.

Assista o vídeo e veja mais sobre o nosso trabalho:

Empresa parceira

Educação Ambiental

O projeto Organicidade possui diversos desdobramentos que complementam o trabalho realizado através da compostagem:

Recebimento de grupos: É possível receber grupos na Fazenda Tulha para que os visitantes conheçam pessoalmente nossas atividades agrícolas, culturais e nosso trabalho de construção de qualidade ambiental, incluindo o trabalho da compostagem realizado pelo “Projeto Organicidade”. 

Treinamentos: Os coordenadores do projeto compartilham seus conhecimentos sobre práticas de sensibilização ecológica e compostagem em oficinas que tem a duração de 4 a 12 horas de duração

Visitas em escolas: De modo lúdico e divertido, a equipe da Fazenda Tulha aborda  educação ambiental para públicos de diversas idades.

Teatro de bonecos: Através do Teatro de Bonecos Popular Tradicional Brasileiro, realizado pelo grupo Mamulengo Flor do Cafezal, dentro do Ponto de Cultura “Tulha Cultural”, estabelecemos uma comunicação poética para abordar as temáticas sócio-ambientais.

_