O projeto Organicidade é o programa de compostagem realizado pela fazenda Tulha em Guaxupé (MG). Nossa atividade é voltada à transformação dos resíduos sólidos orgânicos urbanos em compostos orgânicos condicionadores da fertilidade do solo. A fazenda desde 2016 realiza a coleta, transporte e processamento de uma fração orgânica dos resíduos sólidos gerados no município de Guaxupé.
A compostagem é considerada um serviço ambiental importante para redução de impactos ambientais e melhora da qualidade de vida. Os benefícios desse processo são muitos, como o alívio dos aterros sanitários, a redução de emissões de gases nocivos à atmosfera, proteção de recursos hídricos, geração de renda, e produção do adubo orgânico, que pode ser utilizado na agricultura de larga e pequena escala, substituindo o uso de produtos sintéticos de alto custo energético.
O método de compostagem utilizado é conhecido como método UFSC, por ter sido desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina. Esse método é baseado na utilização de leiras estáticas de aeração passiva.
Esse sistema é baseado na decomposição através de microrganismos aeróbicos e termofílicos, ou seja, microrganismos que necessitam de O2 e geram calor na sua atividade decompositora. O calor gerado nas leiras está na faixa de 50 a 70°C, eliminando organismos patogênicos.
Diferente de outros métodos de compostagem aeróbica, as leiras estáticas de aeração passiva dispensam revolvimento mecânico para sua aeração, diminuindo custos no processo. Aeração no método UFSC, é promovido através da estrutura das leiras, formada por camadas alternadas de resíduo orgânico urbano e materiais porosos de alta relação C/N (relação carbono nitrogênio), como serragem, casca de café, palha de arroz, etc…
Exemplos de resíduos
- Agropecuária: restos de culturas agrícolas, partes folhosas de vegetais ou cascas de grãos, frutos não comercializados, estercos de criações de animais, etc...
- Resíduos agroindustriais orgânicos, como palhas e cascas.
- Restos de alimentos de restaurantes e centros de abastecimento.
- Restos de manutenção de áreas verdes.
Assista o vídeo e veja mais sobre o nosso trabalho: