O coletivo Mamulengo Flor do Cafezal surgiu dos experimentos artísticos realizados dentro do Ponto de Cultura Tulha Cultural e suas ações cênicas refletem uma pesquisa aprofundada sobre a tradição do mamulengo, gênero de teatros de boneco popular. Essa manifestação tem grande importância no tecido cultural brasileiro, sendo reconhecido pelo IPHAN como patrimônio imaterial.
De quantas maneiras podemos nos relacionar com a natureza? Acreditando na fertilidade do diálogo entre arte e meio ambiente, o Mamulengo Flor do Cafezal pesquisa a criação de atividades artísticas na zona rural. Nasce a partir dos experimentos artísticos realizados no Ponto de Cultura Tulha Cultural e da pesquisa profunda sobre a tradição do mamulengo, gênero de teatros de boneco popular de grande importância no tecido cultural brasileiro, reconhecido pelo IPHAN como patrimônio imaterial.
Todas as obras do coletivo possuem classificação livre e são indicadas para toda a família. De forma leve, descontraída e divertida, os espetáculos estimulam o público a refletir sobre questões pertinentes de nossa atualidade, tais como a sustentabilidade ambiental, as desigualdades sociais e os relacionamentos humanos.
O Mamulengo Flor do Cafezal é herdeiro das tradições populares e possui uma abordagem contemporânea em suas criações. As características fundamentais da tradição são mantidas em todos os espetáculos: a estética da brincadeira, os personagens típicos, a linguagem coloquial, a alegria como objetivo, a presença de cenas curtas com jogos clássicos de palhaçaria, a dramaturgia atualizada ao contexto do público, a presença da música ao vivo e diálogos improvisados através da interação dos bonecos com a platéia e com os músicos. Ao mesmo tempo traz um olhar de vanguarda, reflexo dos resultados das diversas pesquisas realizadas pelos artistas nos campos artístico, social e ambiental.
O grupo, composto por Vitor Ribeiro, Carolina Garcia e Aline Moraes, possui quatro trabalhos teatrais em seu repertório (interessante colocar os nome aqui). Atualmente está em processo de montagem de um novo espetáculo, além de desenvolver diversas ações pedagógicas.