Em um território de fronteiras entre os biomas da Mata-Atlântica e do Cerrado, entre as serras da Mantiqueira e da Canastra, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, e inserida em um contexto profundo e diverso culturalmente, se localiza a Tulha Cultural.
Fundada a partir dessa perspectiva plural e fronteiriça, a Tulha Cultural é um espaço voltado à valorização da memória cultural, ao fomento das tradições, e à pesquisa do acontecimento artístico contemporâneo no espaço rural como forma de sensibilização ecológica junto à biodiversidade.
Arte, Cultura, Educação e Agroecologia são os pilares que fundamentam nossas ações e projetos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS da ONU, que visam contribuir para um mundo mais pacífico e inclusivo.
A sede do Ponto de Cultura Tulha Cultural está localizada às margens da praça do Jatobá na Fazenda Tulha, e está vinculada ao sistema nacional Rede Cultura Viva. Nela promovemos e acolhemos diversas vivências culturais e ações educacionais da região, além de ser sede do grupo de teatro popular Mamulengo Flor do Cafezal.