Vivências e Turismo de

Experiência

A Tulha Cultural, situada dentro da Fazenda Tulha, está localizada entre a divisa dos municípios de Guaxupé e Tapiratiba, possui casas do período colonial que recebem artistas e pesquisadores para realização de residências artísticas.

Colheita Cultural

Esse é um momento de celebração de nossa agricultura, na Fazenda Tulha agricultura não se refere apenas ao cultivo das plantas, mas também ao cultivo das pessoas. Nós cultivamos os cafeeiros e eles nos cultivam. Somos cultivados por nossas águas, nossas florestas, nosso meio ambiente, e florescemos em arte e criatividade.

Durante a Colheita Cultural ocorrem teatros, shows musicais, pintura coletiva de murais, folia de reis, terço de São Gonçalo. É a celebração das qualidades humanas de nosso território junto à colheita do café. Esse evento ocorre no mês de julho, período da maturação dos frutos do cafeeiro.

Edição 2023

Degustação de Café

Durante 04 horas, os visitantes serão convidados a conhecer um pouco mais sobre as etapas de plantio e colheita de café a partir de uma abordagem agroecológica. Após os conceitos teóricos, o grupo se desloca para o cafezal da fazenda e parte para a experiência prática da colheita. No final, uma degustação de café gourmet é realizada.

Edição 2023

Sensibilização Agroecológica

A oficina, que tem duração de 04 horas, estimula os participantes a aguçar sua sensibilidade artística a partir do ambiente rural, incluindo os aspectos ecológicos e culturais.

Colheita Cultural 2023

Colheita Cultural 2022

Conversa Agroecológica 2021

Folia de Reis

A Folia de Reis comemora, de forma sincrética, o nascimento de Jesus de Nazaré e a chegada dos três Reis Santos na manjedoura.

A comemoração se dá pela formação de um cortejo musical e cênico, onde se reúnem instrumentistas, com cavaquinho, viola, violão, rabeca, sanfona, pandeiro, caixa e reco reco. A bandeira, onde está representado o nascimento de menino deus, vai na frente do cortejo. Os bastiões, palhaços mascarados, animam o grupo e protegem a bandeira.

Esse cortejo vai de casa em casa abençoando os devotos de santos reis. Em troca os anfitriões oferecem comida e bebida ao grupo, dando condição para a continuidade da jornada. Os anfitriões também preparam a casa para a recepção da folia, é quando são construídos presépios, letreiros e cruzeiros. Cada elemento é cuidadosamente pensado pelo anfitrião para ver a reação da companhia de reis.

Por fim, o cortejo chega ao seu destino final, no dia 6 de janeiro, com muita festa e alegria. O período das festas de reis também marca o solstício de verão, quando há o maior dia do ano, sendo referência para festejos de outras tradições culturais.

Edição 2023

_